Anúncio

Dicas e truques

Veja como funciona o BitTorrent Sync

David Moya

David Moya

  • Atualizado:

O BitTorrent Sync chegou para ficar. Sua oferta é bem tentadora: compartilhar arquivos online entre diversos computadores de forma rápida, segura e – o mais importante – sem limite de capacidade.

Testamos o programa aqui no Softonic e gostamos bastante de seus recursos. Apesar de ainda ser uma versão de testes, o BitTorrent Sync está disponível para Windows (Vista, 7 e 8), Mac OS X e Linux.

Neste post, mostramos para você como o programa funciona e quais são suas principais funções:

Compartilhar uma pasta

A característica principal do BitTorrent Sync é compartilhar o conteúdo de pastas selecionadas entre diferentes dispositivos. Para isso, vá até a aba “Shared Folders” e clique no botão “Add” para adicionar novas pastas. Caso queira eliminar as que já existem, clique em “Remove”.

Ao adicionar um novo diretório, clique em “Generate” para criar a senha que outras pessoas deverão utilizar para acessar o conteúdo remotamente.

Guarde esse código secreto num lugar seguro! Finalmente, clique em “OK” para criar a pasta compartilhada. Não há limites no número de pastas que você pode compartilhar!

Acessar uma pasta compartilhada

O processo é parecido ao anterior. Clique em “Shared Folder” e, depois, em “Add”. Copie o código correspondente no campo “Shared secret” e aperte o botão “OK” para iniciar a sincronização.

Dependendo do tamanho da pasta compartilhada e da velocidade de sua conexão à internet, o tempo da transferência pode variar. No nosso teste, foi realmente rápido. É possível verificar a velocidade da transmissão clicando na aba “Transfers”.

Por sua vez, a aba “History” mostra o histórico das sincronizações realizadas.

Tipos de compartilhamento

Quer compartilhar arquivos com outras pessoas sem que elas possam editá-los ou eliminá-los? Nesse caso, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que quer compartilhar e abra o menu “Show folder preferences”. Na aba “Advanced”, você pode escolher entre quatro tipos de compartilhamento:

  • Secret (permite leitura e edição)
  • Read only secret (só leitura)
  • One-time secret full access (leitura e edição durante 24 horas)
  • One-time secret read only (só leitura durante 24 horas)

Monitorando a sincronização

Após a sincronização das pastas, a aba “Devices” permite verificar que tudo correu bem. O programa mostra a lista de dispositivos sincronizados, as pastas compartilhadas e o status do material.

É preciso iniciar sessão previamente para um dispositivo aparecer na lista. Durante a sincronização de pastas, a coluna “Status” mostra a velocidade de download/upload.

Modificar as configurações

Na aba “Preferences”, você personaliza as configurações do programa. Lá, por exemplo, você pode alterar o nome do seu computador que é mostrado para outras pessoas. Também é possível colocar limites na velocidade de download e upload, o que é muito útil para quem tem uma conexão de internet lenta.

Outros ajustes do BitTorrent Sync permitem atualizar o programa de forma automática, iniciá-lo junto com o Windows e ativar/desativar os avisos de downloads finalizados.

O botão “Advanced” abre configurações específicas para a galera mais experiente, por exemplo modificações na conexão em rede e no acesso ao disco rígido.

E você, o que achou do BitTorrent Sync?

David Moya

David Moya

Os mais recentes de David Moya

Diretrizes Editoriais